Dicas


maquiagem de palco - ballet clássico

A maquiagem de palco existe para acentuar os traços e expressões e facilitar ao bailarino transmitir qualquer sentimento ao público. Siga este passo a passo para uma maquiagem tradicional de ballet clássico:

Mulheres:

1. Espalhe pancake ou  o trio "corretivo, base (do tom da sua pele) e pó" por seu rosto. Cuidado para o pescoço e o colo não ficarem com a cor diferente.

2. Passe a sombra da cor escolhida logo acima da pálpebra, passando o pincel de dentro para fora (no sentido do nariz para as orelhas). O colorido da sombra não deve ficar apenas acima dos olhos, mas deve alongar-se um pouquinho para os cantos de fora. (Ver desenho). Use tons neutros, terra ou tons de cinza e preto, que combinem com sua pele e seus olhos.



3. Contorne os olhos pelo lado de fora da pálpebra com um lápis ou delineador preto. O traço de cima nunca se encontra com o de baixo, e nos cantos de fora dos olhos alongue os dois traços paralelamente.

4. Entre as sombrancelhas e a sombra colorida, passe uma camada de sombra branca, espalhando no mesmo sentido.

5. Use rímel e cílios postiços

6. Espalhe o blush no alto das maçãs do rosto, em direção à ponta externa da sobrancelha. Use o finzinho do pó do pincel para colorir bem de leve as maçãs.

7. Alongue a sobrancelha com um lápis preto ou marrom, no sentido ascendente (ver imagens).
8. Batom. Geralmente vermelho, fosco. Não use gloss. Não escureça demais os lábios, que ficam ainda mais escuros na luz.
Dicas: Um traço de lápis branco na parte de dentro da pálpebra inferior valoriza e abre o olhar. Use gliter dourado ou prata entre as maçãs e os olhos.

Dicas Extras:
Descubra suas maçãs:
. Em frente ao espelho, faça um biquinho, como se fosse um peixinho. A região que ficou funda é a covinha da sua bochecha. Ainda no espelho, dê um sorriso. A área que ficou mais saliente é a maçã do seu rosto.
Descubra a cor ideal para seu tom de pele:
Clara: Blushes em tons de rosa e salmão. Sombra bege, o caramelo, o verde e o azul
Morena: Laranja, cobre e bege, tons de marrom e terracota. Sombras pastéis, terrosas, douradas, pretas e verdes.

Negra: Tonalidades avermelhadas, puxadas para o cereja ou o vinho.
Oriental: Rosa queimado e marrom alaranjado em blush, e mesmos tons para sombras, além de azul, dourado e verde.


Maquiagem de palco para os rapazes:

1- Passar o pancake por todo o rosto e pescoço

2- usar delineador nos olhos em preto ou marrom, passando apenas uma fina camada para destacar os olhos. Passar sobre pálpebra e puxar um pouco para cima. Passar rente aos cílios de baixo, por fora e puxar uma pequena linha paralela ao delineador de cima.

3- usar rímel

4- destacar as sobrancelhas com lápis preto ou marrom. Deixá-la ascendente

5- usar batom cor de boca (tom claro)

Se tiverem alguma dúvida é só postarem nos comentários abaixo!


priscilla yokoirudolf nureyev
alicia alonso












Sapatilha de Ponta - 1

Vamos criar uma discussão entre bailarinas sobre "Tudo o que sempre quisemos saber sobre a sapatilha de Ponta"? Quero contar com a colaboração de todas vocês com colocações e perguntas que podem ser resposdidas por mim ou por qualquer uma de nós, ok?

Nesta primeira postagem quero falar um pouco sobre "a hora certa de usar a sapatilha de pontas".
Eu acredito que o professor deve avaliar caso a caso as alunas antes de encaminhá-las para compra de sua primeira ponta. Algumas regrinhas são importantes ferramentas que podemos usar nessa avaliação.
- idade mínima: 11 anos completos
- tempo mínimo de ballet: 5 anos de ballet para alunas crianças; 1 ano de ballet para alunas adultas.
- requisitos técnicos: a aluna deve ser capaz de subir e sustentar sua meia-ponta alta; deve conseguir sustentar seu en dehors em 1a e 5a posição.
- requisitos físicos: todos os físicos podem dançar e subir na ponta. Cabe ao professor orientar algumas pessoas sobre possíveis problemas, caso a caso e cabe a essas alunas (se adultas) ou à mãe delas (se crianças) decidir se deve ou não dançar nas pontas. São alguns desses casos: pessoas com joanete; pessoas com hérnia de disco, lordose ou outros problemas de coluna; pessoas com unha encravada persistente, pessoas com osteoporose ou idade avançada e por fim pessoas com sobrepeso.
Quero lembrar e reforçar que o ballet clássico e o uso de pontas se bem direcionado não causa esses problemas, e sim, se  a pessoa já os tem, podem ser agravados com o uso dessa técnica. Professora, pais e alunas devem conversar e avaliar cada caso!
Ballet clássico é uma arte e o uso de sapatilhas de pontas no ballet data de 1832*. Desde então muito foi desenvolvido no que se refere a tecnologia dos sapatos, a técnica do ballet, bem como o próprio corpo humano evoluiu e mudou.
Veja esta obra de Edgar Degas, datada de 1872 em Paris. Veja a diferença estética.

Edgar Degas
Dance Class at the Opéra 

1872; detail; Musée d'Orsay, Paris



O que pode acontecer afinal se eu colocar as pontas antes do tempo?
Segundo Wanda Bambirra em seu livro "Dançar e Sonhar - a didática do ballet infantil", (...) "é anti-profissional exigir que uma criança com menos de 11 anos faça esforços como ficar na ponta dos pés. Esse equilíbrio só vai sendo adquirido com desenvolvimento, compatível ou resultante de um grau de mielinização aja adiantado. Mielinização é a deposição de mielina nas fibras nervosas, ou seja, quando um bebê nasce , ele tem reflexos nervosos, claro, mas não tem coordenação motora. Esta mielinização só se completa na puberdade, dos 10 aos 12 anos para meninas e de 14 aos 16 anos para meninos. (...)
O sustentar sobre as pontas não é somente uma evolução técnica, mas também uma adaptação do corpo a uma nova forma de equilíbrio, com a fortificação de ossos, tendões, ligamentos e músculos.

Para tanto, alguns exercícios são indicados para fortificar e preparar o corpo para o uso das pontas." Wanda Bambirra considera ainda que se uma pessoa iniciar na ponta sem antes ter sua qualidade técnica e idade adequada poderá no futuro sofrer lesões e deformações que ao contrário de torná-las bailarinas, acabam finalmente impedindo-as de dançar quando orientadas por maus profissionais, é claro.
Chegou a hora! Estou nas pontas! Você estudou, trabalhou duro, esperou e finalmente sua professora deixou você colocar a ponta. Parabéns!










Como fazer seu coque para apresentação de ballet

É muito importante nas aulas de ballet e também nas apresentações estar com o coque muito bem feito. É simples e com a prática fica muito fácil e rápido se pentear, não precisa ir ao salão porque você vai se apresentar... Veja este passo a passo e pratique muito:


1. Desembarace todo o cabelo.

2. Espalhe gel nas mãos e passe pelo cabelo (o necessário para não soltar nenhum fio).

3. Penteie o cabelo com pente fino e, com uma liga faça um rabo de cavalo bem puxado. A altura do coque vai depender o ballet que você irá dançar (veja fotos abaixo).

4. Depois de preso, faça uma trança folgada ou só torça a rabo, para então enrolar o coque. Se seu cabelo for muito volumoso, talvez seja melhor dividir em 2 tranças. Pratique das 2 maneiras e use o bom senso para ver como é melhor para você.

5. Aos poucos vá enrolando e prendendo o coque com grampos até chegar à ponta (esconda a ponta por dentro com um grampo). Quanto mais "amassado", melhor. Lembre-se que no ballet nos penteamos e maquiamos seguindo a tradição do ballet clássico.

6. Coloque a rede. No dia a dia use uma comum e na apresentação use uma invisível.

Detalhes importantes/ dicas:

*Use sempre grampos de uma cor bem próxima a do seu cabelo. Eles devem ficar bem escondidos.
* A rede invisível é uma rede de nylon bem fininha. Encontre uma que seja bem próxima ao tom do seu cabelo e cuidado para não perdê-la, já que pode ser facilmente confundida com um chumaço de cabelo!


lago dos cisnes

dom quixote


giselle

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